Resumo PlayStation ShowCase

Impakt André e Totally reagem ao Playstation Showcase de 2023

No mês de Maio de 2023 tivémos finalmente direito a mais um Playstation Showcase, o que para um fã não só de videojogos mas como também da Sony – era algo que ansiava há algum tempo – não só porque de certa forma marcou o início do Verão de novidades gaming mas também porque não tivémos direito a um durante o ano de 2022. A Playstation é conhecida pelos seus exclusivos de altíssima qualidade que de forma sistemática elevam a fasquia do que é possível executar no nosso formato predileto e sabendo que existem várias dezenas de títulos a serem desenvolvidos para a plataforma, e considerando o silêncio do ano anterior, esperavam-se novidades. Grandes novidades. E sinto que a espectativa mais elevada foi o que levou muitos fãs a ficarem um pouco desiludidos com a apresentação. Mas vamos por partes!

Este Playstation Showcase foi directo ao assunto. Decorreu durante cerca de uma hora e com pouco espaço para interrupções ou explicações dos vários estúdios e publishers presentes. O foco são os jogos, e estes foram de facto as estrelas da apresentação que nos ofereceu vislumbres de imensos títulos através de trailers consecutivos.

Os meus destaques pessoais vão para alguns desses títulos:

Metal Gear Solid: Snake Eater Remake

Aquele que é considerado por muito o MELHOR Metal Gear Solid – o que já é dizer imenso! Claro que após o afastamento de Hideo Kojima da Konami não seria de esperar que este estivesse envolvido no seu desenvolvimento, mas também podemos esperar uma recriação fiel ao original, com grande parte do talento de voz a regressar, mas com inúmeras melhorias e novas mecânicas ainda a serem apresentadas.

Alan Wake 2

Alan Wake 2 chega em Outubro. O action-adventure thriller da Remedy Entertainment está de regresso o que já é motivo suficiente para ficarmos aos pulinhos. Mas aquilo que pode deixar ainda mais pessoas interessadas neste título é a noção de que a Remedy Entertainment gosta de brincar com o conceito de um Universo comum para os seus títulos. Estamos a falar de Quantum Break, Alan Wake, Control e, claro está, Max Payne. E porque é que deixei Max Payne para o fim? Porque parece-me que, se formos acreditar no que vimos no trailer, Maxwell Payne estará mesmo presente neste título!

Assassin’s Creed Mirage

Assassin’s Creed volta ao passado no novo trailer de Assassin’s Creed Mirage, não só no que toca à cronologia retratada, mas também no que toca a mecânicas. Não me entendam mal – gosto imenso de quando franchisings já estabelecidos tentam inovar e de alguma forma de se reinventar, como foi o caso de God of War. Assassin’s Creed fez isso mesmo com Origins, Odyssey e Valhalla. Contudo, para ser franco sou mais fã do género mais “action adventure” dos anteriores, e sentir que estamos a voltar a esses tempos é motivo suficiente para querer saber mais sobre o título.

Dragon’s Dogma 2

Dragon’s Dogma 2 está FINALMENTE confirmado, revelado, e considerem-me entusiasmado! Eu sou um paspalho por fantasia medieval – e então se metem dragões ao barulho fico doido. Aliás, porque é que acham que comecei a jogar Elder Scrolls? Sim, comecei no Skyrim, processem-me. Dragon’s Dogma passa-se num mundo enorme open world, com um sistema de combate bem conseguido, imenso conteúdo, versatilidade estratégica e neste momento a um preço MUITO humilde. Sinto que não há melhor altura para se interessarem por este universo do que já este ano, em preparação para o lançamento da sequela!

Phantom Blade Zero

Phantom Blade Zero surpreendeu-me! Em primeiro porque não tinha sequer ouvido falar do título mas também porque o combate parece tanto incrível como hipnotizante. Um autêntico filme!

Towers of Aghasba

Towers of Aghasba. Vou tentar manter-me curto a descrever este título: direção artística fabulosa, open world vasto, inspiração clara nas mecânicas e exploração Breath of the Wild mas que para além de poder ser disfrutado a single-player, é também um survival com Online Co-Op. Já estão a perceber o meu entusiasmo? É claro que estão.

YouTube video
Vê o vídeo completo do Playstation Showcase aqui

Spider Man 2

E claro que tenho que referir Spider Man 2. Aquele que é um dos meus títulos mais antecipados para 2023. Spider Man 1 é dos melhores títulos de super herois que já joguei, e foi o ponto em que me apercebi FINALMENTE do potencial da Insomniac. Spider Man 2 está bonito, está cinemático, está com uma movimentação pelo mapa e sensação de velocidade ainda superiores ao seu antecessor, com mais vilões, e com um dos meus vilões favoritos dos quadradinhos: Venom. Se ainda não viram a apresentação de gameplay deste jogo, é altura de fazerem um favor a vocês mesmos e rectificar isso. Só foi pena não nos terem dado uma data de lançamento mais clara, mas ao menos sabemos que deve sair este ano. Deve. Porque se é preciso adiar, acho que mais vale mesmo adiar.

Resumindo

E nem nos ficamos por aqui! Jogos como Ghostrunner 2, Helldivers 2, Marathon, Sword of the Sea têm um aspecto incrível e para quem já adquiriu o novo PSVR2, vamos ter novos jogos a caminho com imenso potencial como pudémos ver nos trailers de Arizona Sunshine 2, modo VR2 para Resident Evil 4 Remake, Synapse ou Crossfire Sierra Squad.

Portanto, a questão que se impõe é: se o conteúdo foi realmente bom, qual a razão da recepção menos calorosa por parte da comunidade? A resposta é: a falta de exclusivos.

É óbvio que num Playstation Showcase, ou mesmo numa apresentação Xbox nunca nos seria dito que os títulos revelados estariam disponíveis noutras plataformas, mas o problema é mesmo a quantidade de títulos third party presentes neste lineup. Não só isso, como a Microsoft Gaming aproveitou a oportunidade para divulgar imeadiatamente após a apresentação através do Twitter que grande parte dos títulos mais chamativos deste showcase estariam disponíveis também na Xbox.

O ano de 2023 está a ser incrível para os amantes de videojogos, mas esperar-se-ia que após um ano quase em silêncio (com direito a alguns State of Plays) que este Showcase revelasse mais. Mas Sony, mais exclusivos, mais surpresas. E sim, vislumbrámos o novo dispositivo handheld da Sony que nos deixará jogar através da nossa Playstation 5 remotamente ou mesmo um novo set de earbuds, mas não sinto que isso por si só consiga deixar os fãs mais exigentes.

Continuo firme na minha opinião de que tivémos direito a uma boa apresentação e uma excelente forma de começar o Verão de novidades, mas como fã Playstation gostava de ter visto um pouco mais. Que venha daí o Summer Game Fest de dia 8!

O Playstation Showcase de Maio de 2023 foi, a meu ver, um 7.5/10.

Comentários

2 comentários

  1. DeoMors

    7 de Junho, 2023

    Parabéns Impakt

  2. senorJajajaja

    8 de Junho, 2023

    no entiendo nada solo queria felicitarte feliz cumpleaños

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos

Artigos