Resumo do Ubisoft Forward 2023
O Ubisoft Forward 2023 foi uma agradável surpresa.
Então lá parece que tivemos direito a mais um Ubisoft Forward em 2023 não é? E aqui o idiota, que nunca fica particularmente entusiasmado por novos anúncios deste publisher, interrompeu a sua sessão da nova beta de Final Fantasy XVI para acompanhar em direto. E sabem que mais? Que boa surpresa foi!
Assim que reparei que o evento seria feito em directo e com público pensei para mim mesmo: ó diabo, será que voltei a 2019? Mais ainda! A minha mente rapidamente começou a deduzir que poderíamos esperar uma de duas coisas: anúncios realmente relevantes, dado ao valor acrescido de uma apresentação física e em direto, mas também que à bela forma da Ubisoft iríamos ainda contar com momentos tanto constrangedores como memoráveis! Mas alguém ia adivinhar que teríamos direito a ambos?
Portanto, gostava de começar este artigo por referir que achei, a certo ponto, que a Ubisoft estaria mais interessada em publicitar os perfis de LinkedIn dos seus apresentadores ao invés dos próprios jogos. Apesar de sim, ter-mos tido acesso a bastante gameplay NOVO, muitas vezes o foco da produção estava mesmo na face dos locutores. E algumas dessas vezes, mesmo em close-up! Amigos, se têm bons títulos a mostrar deixem-me ficar entusiasmado! Não me façam isto muitas vezes, pá. Fico um pouco aborrecido.
Mas vá, zoom-ins aos apresentadores e momentos algo estranhos à parte, como foi o caso da apresentação do novo conteúdo para a Netflix, vamos falar dos jogos. Ou pelo menos daqueles que mais me cativaram.
Avatar: Frontiers of Pandora
A apresentação começa da forma que estava à espera – com a revelação do gameplay e jogabilidade do novo Avatar: Frontiers of Pandora. Sendo completamente honesto, estava curioso para saber mais mas ao mesmo tempo nunca me consegui sentir muito investido neste universo de ficção científica da Pocahontas azul. Considero-me contudo um indivíduo com mente aberta, portanto estava de qualquer maneira pronto para ficar surpreso. E de certa forma foi isso que aconteceu.
Este novo Avatar apresenta um mundo aberto absolutamente deslumbrante. Pandora está representada da melhor forma possível, com prados enormes, variedade de biomas e diversidade de cenários. Não só isso como consegue retratar bem o constraste entre a natureza intocada da lua e o resultado da industrialização humana que em pouco se importa com o ecossistema. Aliado a tudo isto temos um sistema de shooting e de movimentação sólidos, a implementação de mounts tanto terrestres como voadoras o que nos vai permitir explorar tudo aquilo que Avatar: Frontiers of Pandora tem a oferecer. Resta saber se este universo tem pontos de interesse suficientes para nos deslumbrar, e se a história conseguirá equiparar o entusiasmo gerado pelos filmes.
Frontiers of Pandora parece, no final de contas, uma espécie de “re-skin” de Far Cry – uma receita já um pouco gasta mas que continua a ser o “bread and butter” da Ubisoft. Gostava de ter visto algo um pouco mais ambicioso, mas certamente que se forem fãs de qualquer uma das franquias vão ficar entusiasmados para este novo título.
XDefiant
XDefiant é a mais recente aposta da Ubisoft para concorrer contra a fama e o alcance de Call of Duty. Prova disso é o quão parecidos ambos os títulos acabam por ser – com XDefiant a optar por uma abordagem de utilização de habilidades ao invés de “utility”, que vão mudando consoante a classe que escolherem e a facção da mesma. Cada facção é também baseada em outras franquias já conhecidas da Ubisoft mas mais especificamente de títulos Tom Clancy’s.
O jogo já tinha estado em várias fases de teste, mas está mais perto do seu lançamento final que está oficialmente anunciado para o Verão deste ano.
Prince of Persia: The Last Crown
Sinto que a franquia Prince of Persia tinha sido quase abandonada em prol do desenvolvimento do universo de Assassin’s Creed – mas eis que temos um regresso! O formato é um pouco distante do que alguns fãs gostariam, algo que é manifestamente visível no rácio de likes e dislikes dos seus trailers no YouTube, mas que optando pela entrada num género algo metroidvania mais ágil e acelarado, parece trazer também alguma inovação para a propriedade intelectual. Pessoalmente admito-me bastante contente com o novo estilo visual mas sobretudo pela fluidez das animações que pudemos ver hoje – isto, quando foi possível ver gameplay. Já que em grande parte da apresentação o foco estava, mais uma vez, na carinha laroca do apresentador.
The Crew Motorfest
Novo trailer CG e também gameplay para o novo título de corridas da Ubisoft: The Crew Motorfest. Vamos contar com vários estilos de corrida, e com localização definida no Hawaii, algo que em muito me lembrou de Forza Horizon 5. Não que haja mal nisso, antes pelo contrário. Além disso, os jogadores de The Crew 2 vão inclusivamente poder importar toda a sua colecção de veículos para o novo título e sim, de forma completamente gratuita.
The Crew Motorfest tem data de lançamento marcada para 14 de Setembro de 2023.
Assassin’s Creed Nexus VR
Já sabíamos que a versão VR da franquia Assassin’s Creed estava a caminho do Meta Quest desde a apresentação de dia 1 de Junho, mas hoje pudemos ficar a saber um pouco mais sobre o título. Vamos contar com 3 protagonistas – Conor, Kassandra e Ezio (todos eles reconhecíveis para fãs de longa data da saga) mas não tivemos direito a qualquer trailer de gameplay. Se for minimamente semelhante à simulação de gameplay apresentada, no entanto? Pode vir a estar aqui um título bem interessante para os fãs de VR!
Assassin’s Creed Mirage
O regresso às origens vai deixar os fãs um pouco divididos. Já o ditado diz que não se pode agradar a gregos e troianos, e certamente que isso se aplicará nesta instância. Asassin’s Creed Mirage vai deixar de parte a maioria dos elementos RPGs a que os últimos 3 títulos da franquia nos habituaram, e regressa a um formato mais action adventure como foi o caso dos primeiros jogos da saga. Não só isso como visualmente e contextualmente aproxima-se também da saga de Altair, protagonista que nos apresentou este universo que tantos fãs já adquiriu por todo o mundo. Podemos esperar novas mecânicas, algumas delas um pouco… mais cinematográficas, se me permitem, do que estava a contar. Que venham essas execuções!
Star Wars Outlaws
E por fim, amigos e amigas, Star Wars Outlaws. Eu sou um paspalho pelo universo – e sinto que gosto ainda mais de voltar a esta galáxia “bué, bué longe” quando o foco não está completamente na eterna luta de bem contra o mal, de Jedi contra Sith, de luz contra a escuridão. É nas histórias mais humanas que sinto que a propriedade intelectual tem brilhado mais ultimamente – como foi o caso de The Mandalorian.
Star Wars Outlaws parece apresentar exatamente isso, com direito a um grafismo superior ao que estava a contar (se bem que vocês já sabem como estas apresentações) mas também com mais brio do que contava ver numa apresentação Ubisoft. Uma boa mistura de elementos stealth e ação, seguida de um segmento de perseguição em mota, até à introdução de personagens bastante interessantes, bem animadas, naquele que aparenta ser um mundo aberto com imenso potencial de exploração. Aliás, eu disse mundo? Queria mesmo dizer mundos – porque assim que a nossa nave descola, vemos que passamos para uma secção de exploração e batalha espacial, algo com o que não contava DE TODO. Resta saber o que será possível explorar, qual a escala do título, e quantos peluches a Ubisoft e Disney vão vender da nossa adorável nossa mascote. A resposta? Todas.
Conclusão
Já sabíamos que íamos ver mais sobre Avatar e mais sobre Star Wars Outlaws, mas não imaginava que a qualidade de tudo aquilo que foi apresentado nesta edição do Ubisoft Forward fosse tão alta. Fiquei contente por estar errado e acabo também por ficar com uma sensação estranha… Como raio é que saí de uma apresentação Ubisoft genuinamente interessado em tantos títulos? E sinto que não estou sozinho!
Comentários