Playstation Portal – O que ficámos a saber
O que é a Playstation Portal?
Este Projeto da Sony chegou até nós conhecido como “Project Q”, um dispositivo – não é uma consola! – desenhado para executar os jogos da Playstation 5, cujo lançamento está previsto para o final deste ano.
Características da Playstation Portal
A Playstation portal terá um ecrã de 8 polegadas e o feeliing será muito semelhante ao do comando Playstation DualSense Edge no que toca aos triggers e aos gatilhos traseiros. Os jogos irão correr em 1080p com uma taxa de 60 fps…se tiveres uma boa ligação à internet!
A Playstation Portal deve ser conectada à Playstation 5 através de Wi-Fi.
Qual é o objetivo da Playstation Portal?
A Playstation Portal não tem como objetivo ser uma consola portátil como uma Switch, Steam Deack ou Asus Rog Ally.
Este aparelho tem como objetivo ser utilizado em casa, facilitando a quem quer continuar a jogar na Playstation 5 não ter de estar ligado a uma TV ou a um Monitor. Epa, admito que lhe daria bom uso ao final do dia na cama, ou numa ida à casa de banho.
Os Contras
Na minha opinião a pior parte da Playstation Portal é a incompatibilidade com dispositivos Bluetooth, o que irá obrigar os seus utilizadores a adquirirem um novo headset / earbuds que sejam compatíveis com o dispositivo, ou a utilizar uma alternativa com cabo (3.5mm).
Sinto que é também uma oportunidade perdida não podermos utilizar a Playstation Portal para consumo de media ou mesmo para aceder à solução de cloud gaming da Playstation, o que a meu ver já justificaria o valor cobrado pela mesma.
Contudo, acho que o maior desafio que a Sony terá pela frente vai ser mesmo convencer os seus utilizadores, que já possuem uma Playstation 5, a fazerem um investimento adicional neste dispositivo.
Os Prós
A Playstation Portal permite aos fãs da Playstation 5 levarem consigo essa mesma experiência para qualquer lugar que tenha uma boa ligação à internet – o que pode ser apelativo para quem não passe muito tempo em casa, ou mesmo para quem queira levar o seu MMORPG, por exemplo, em viagem.
Vivem acompanhados e partilham a televisão onde têm a consola instalada? Eis uma potencial solução! Seja ela para pais, para estudantes ou mesmo para quem quiser continuar o jogo numa sala diferente, sem terem que deslocar a consola todas as vezes.
O design pode ser um pouco peculiar à primeira vista, mas a retenção da ergonomia a que estamos habituados com o dual sense é replicada na perfeição – o que pode reduzir o tempo de habituação e também trazer consigo todas as propriedades do Dual Sense – vibração, adaptive triggers e mesmo touch pad.
Comentários